Macarrão da Meia Noite (versão Malandro)

  • Foto meramente  ilustrativa.

Uma das coisas boas que me aconteceram no meu relacionamento com Rosinha foi todo o aprendizado que tive com a “minha” querida Nonna. Esta receita, baseada nos tempos difíceis pelos quais todos nós sempre passamos na vida, é feita com reaproveitamento de queijos e frios que normalmente iriam para o lixo.

Anotem a dica: sempre que houver queijos e frios em vias de passarem do ponto de consumo, não joguem fora. Coloque-os no congelador e vá reservando, o sucesso desta receita depende deles.

 

Ingredientes:

Queijos diversos triturados no processador.

Presunto picado bem pequeno ( pode se usar salame, peito de peru defumado, etc.).

1 pacote de macarrão ( Fusilli e Penne são os melhores ).

2 copos de 300ml de leite.

1 copo de requeijão.

1 caixa de creme de leite.

50 gramas de bacon picado.

1 cebola.
3 dentes de alho.
1 punhado de cheiro verde.

2 colheres de chá de amido de milho.
Sal a gosto.

Mãos à obra:

Cozinhe o macarrão al dente e reserve.

Em uma panela, coloque o tempero para dourar (alho, cebola, bacon, cheiro verde). Em seguida, coloque o presunto ou qualquer outro embutido de sua preferência. Frite um pouco e adicione o leite quase todo (guarde um pouco para mais tarde), o requeijão, e mexa.

Assim que o leite levantar fervura, coloque os queijos e mexa. Depois, já com o fogo bem brando, o creme de leite.

Em um refratário, coloque o macarrão, cubra-o com o molho e salpique queijo parmesão por cima. Se quiser, gratine-o por alguns minutos no forno e sirva bem quente.

Esta receita – modificada por mim – ofereço a Silvia, minha querida Nonna, com quem tanto aprendi nesses anos em que convivemos.